Verrugas no ânus: Condilomas e HPV

As verrugas no ânus são uma queixa comum na prática de um consultório de Proctologia. São muitos os pacientes que buscam atendimento médico por este motivo. Estas alterações anais são frequentemente confundidas com hemorróidas porém em uma parcela significativa dos casos se tratam da manifestação de uma doença chamada CONDILOMA ACUMINADO que é causada pelo vírus HPV.

Informações iniciais

É a doença sexualmente transmitida (DST) mais comum e tem sua maior incidência na faixa etária dos 17 aos 33 anos. A presença de condilomas em crianças deve levar a suspeita de abuso sexual apesar de existirem outras formas de inoculação. O risco de infecção pelo HPV aumenta quanto maior for o número de parceiros sexuais. Sendo assim, é recomendável nos pacientes com verrugas anais solicitar testes para outras DST como o HIV (AIDS), hepatites B e C, sífilis, gonorréia e Chlamydia. Após o contato sexual o vírus pode permanecer latente mas na maioria dos casos surge após 2 a 3 meses. As mulheres tendem a apresentar verrugas mais frequentemente que os homens após o contágio.

Como se manifestam os condilomas?

As verrugas no ânus decorrentes do HPV normalmente têm superfície irregular com coloração que pode ser semelhante a da pele, avermelhada ou escura. Podem atingir grandes dimensões lembrando o formato de “couve-flor” e evoluir para uma tumoração invasiva conhecida como tumor de Buschke-Lowenstein. Nas mulheres os condilomas podem ser decorrentes do sexo anal e também serem extensão da infecção da vulva ou períneo. No caso dos homens os condilomas podem surgir sem a necessidade de contato sexual anal (principalmente quando se trata de lesões perianais) mas ainda são muito mais comuns em homens que mantêm relações com parceiros do sexo masculino.

Buschke-Lowenstein

Buschke-Lowenstein

Poucos são os sintomas das verrugas no ânus mas normalmente desencadeiam queixas de coceira, sangramento e irritação na pele. As verrugas do canal anal normalmente não ultrapassam a LINHA PECTÍNEA mas em pacientes com a imunidade comprometida elas podem avançar e estes pacientes também costumam ter quadro clínico mais exuberante podendo desenvolver lesões de grandes dimensões em curto espaço de tempo.

Anatomia

Diagnóstico

O exame clínico em consultório costuma ser suficiente para se estabelecer com grande segurança o diagnóstico de condiloma anal. Entretanto, há casos em que a realização de biópsias está formalmente indicada. São estes:

– Dúvida diagnóstica ou suspeita de câncer

– Falha do tratamento convencional

– Aumento das lesões durante ou após o tratamento

– Pacientes imunodeficientes

O vírus HPV pode ser demonstrado através de imuno-histoquímica ou, em casos de diminuta carga viral local, pela técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) para amplificar a quantidade de material genético.

Tratamento das verrugas no ânus

O objetivo principal do tratamento é erradicar os sintomas através da destruição das verrugas seja por métodos físicos, químicos, imunológicos ou cirúrgicos. A escolha do tratamento deve ser individualizada e muito bem explicada ao paciente pois o sucesso da terapia vai depender muito da sua cooperação através de sua assiduidade às consultas. Como se trata de uma doença viral é importante ressaltar que o controle da doença vai depender da resistência imunológica do paciente e que as recidivas são comuns pois o tratamento visa acabar somente com as lesões visíveis. Pensando nisso, algumas medidas gerais são recomendáveis visando melhorar os mecanismos de defesa do paciente. São elas: diminuir o estresse, parar de fumar, alimentação equilibrada e sono adequado. Após o término do tratamento é necessário um acompanhamento regular cujo intervalo entre as consultas será determinado pelo médico o qual levará em consideração o número e tamanho das lesões e a dificuldade do tratamento.

É importante saber que não há evidência que as diferentes modalidades de tratamento erradiquem ou mesmo afetem a história natural da infecção pelo HPV. A remoção das verrugas no ânus pode ou não diminuir a infectividade das mesmas. Caso não haja tratamento algum os condilomas podem desaparecer, permanecer inalterados ou aumentar em número ou tamanho.

Eis as principais opções terapêuticas disponíveis:

1) Podofilina 10-25%: Agente químico antiviral que tem propriedades antimitóticas, ou seja, age inibindo a divisão celular. Deve ser aplicado pelo médico com o cuidado de se limitar apenas às áreas das lesões evitando o contato com a pele sadia a fim de diminuir a probabilidade de irritação local. Também com este intuito recomenda-se a lavagem da área tratada 4 horas após a aplicação. Não deve ser aplicado em mucosas pois causa queimaduras. Trata-se de um método muito eficiente principalmente em pacientes imunocompetentes pois a resposta costuma ser rápida. O princípio ativo da podofilina é a podofilotoxina e também se pode fazer um creme desta substância para ser aplicado pelo próprio paciente mas tem um custo significativamente maior e há evidências que a aplicação feita pelo médico é mais eficaz que a realizada pelo paciente.

OBS: Devido ao seu efeito teratogênico o uso da podofilina é formalmente contra-indicado na gravidez.

Antes da aplicação da podofilina

Após uma única aplicação de podofilina

2) Ácido tricloroacético (ATA) 70-90%: É um agente cáustico que promove destruição dos condilomas pela coagulação química de seu conteúdo proteico. Este efeito faz com que após a aplicação o local fique com uma coloração esbranquiçada. Diferente da podofilina pode ser aplicado em lesões de mucosas. Também deve ser aplicado pelo médico e apenas sobre as lesões. Espera-se secar para evitar que o líquido escorra e atinja áreas sadias podendo provocar maior irritação local. A aplicação normalmente é semanal e pode ser feita em gestantes.

3) Crioterapia: Trata-se de uma terapia onde é usada uma substância congelante que é aplicada diretamente na verruga. O congelamento faz com que não fique qualquer resíduo de infecção no local para que o HPV contamine outra área. É recomendável que também seja feita pelo médico.

Crioterapia

4) Imiquimod 5% (Aldara® ou Ixium®): É uma droga que age no sistema imunológico combatendo as células contaminadas pelo HPV reduzindo significativamente a chance de reaparecimento das verrugas no ânus após o tratamento. Não se trata de um método destrutivo das verrugas e sim estimulador da resposta imunológica através do aumento da produção de substâncias próprias do sistema imune como o interferon e outras citocinas. O próprio paciente faz a aplicação e há menor necessidade de consultas médicas. O tratamento com imiquimod deve ser mantido até que as verrugas sejam completamente eliminadas ou até 16 semanas.

5) Ressecção/eletrocauterização cirúrgica: Utilizada em casos de falha no tratamento clínico. Apresenta as seguintes vantagens:

– Baixo índice de complicações

– Destruíção completa das lesões em um único procedimento

– Possibilidade de realização no consultório (lesões externas)

– Baixo custo

Verrugas no ânus

Pós-eletrocauterização

Vacinação para o HPV

Após o desaparecimento das lesões está indicada a administração da vacina quadrivalente para o HPV (3 doses) com o objetivo de que o paciente, caso volte a apresentar a doença, a manifeste de forma mais atenuada. Ou seja, não se trata de uma prevenção e sim uma forma de abrandar a doença.

Agradeço você ter investido seu tempo na leitura do texto. Espero que ele tenha ficado claro e as informações aqui expostas tenham ajudado. Acredito que outras pessoas também podem se beneficiar destas orientações. Se você gostou peço que compartilhe o texto para podermos divulgar informações úteis para a população.

Aproveito para convidar você a visitar minha fanpage no Facebook onde também há outros vídeos informativos sobre assuntos de grande importância na área da Proctologia.

ATÉ A PRÓXIMA!

65 Comments

  1. Danielle

    o doutor que eu consultei me mandou passar podofilina 20% em dias alternados durante 15 dias, o problema é que já está na segunda aplicação e queimou a região anal. Doutor está um inferno, incomoda muito e até para fazer necessidades básicas é uma tortura. Há algum remédio que eu possa tomar ou passar para aliviar esse desconforto infernal?

    • Dr. Gustavo Melo

      Prefiro passar eu mesmo a podofilina pra evitar essas queimaduras. Infelizmente não posso receitar uma medicação sem te examinar.

  2. A.l.m

    Minha gineco aplicou ATA num único condiloma não região externa próximo ao anus. O condiloma ficou branco, mas a área ao redor ficou preta. Estou preocupada em ficar essa macha para sempre. Oq acontecerá?

  3. Diego

    Olá Dr eu sou do sexo sexo masculino e apresento verrugas no ânus isso pode ser HPV mas eu nunca tive contato com outra pessoa nunca pratiquei atos sexuais como posso estar com esse vírus do HPV ??

  4. Doutor to gravida de 35 semanas ê descobri 2 condilomas nas consultas com a ginecologista , porem a 2 meses tenho sentido uma coceira anal terrivel , percebi que tem uma bolinha na entrada do meu anus ela some ê aparece , fui examinada por uma medica na maternidade que disse q é hemorróida , vc acha que pode ser tbm o hpv ? Quero procurar um especialista , mais to com tanto medo .. pois li coisas terriveis sobre o hpv anal , seu texto ainda foi menos agressivo que os outros !

  5. Rogerio

    Olá doutor eu fiz uma cirurgia retirei as verrugas tem uma semana e dois dias e tem uns cinco dias que na região anal arde e coça é normal ou eu tenho que tomar alguma coisa para mim melhorar pois o meu médico me receitou só dipirona. E eu estou custando dormir e isso acontece só a noite eu vou dormir só as duas três da manhã com Ardência coceira e desconforto

  6. Igor

    Olá Dr Gustavo,
    Estou fazendo tratamento com podofilina semanalmente no consultório para eliminar os tecidos lesionados por HPV, mas notei que existe uma pequena verruga mais acima da linha pectínia, onde não é possível ver com facilidade, sendo uma região de tecido diferente da parte externa do ânus. Minha dúvida é sobre qual procedimento devo para tratar esta verruga, pode ser com a própria podofilina? As queimaduras do ácido nesta região são muito graves? Será que o uso de Aldara pode ser uma alternativa? Obrigado desde já!

  7. Adenilton

    Boa tarde , Dr. Gustavo ! Fui diagnosticado com HPV na região anal , apliquei 4 vezes na região externa a podofilina e na região interna fiz a primeira aplicação com ATA , porém , doeu muito , devido que também estou com fissura anal posterior , será necessário mais aplicações nesta região , porque as dores estão sendo intensas !

  8. Ju

    Ola boa noite. ..estou com um verruga no ânus e estou mto preocupada eh somente um mais a sinto …a cor eh meio esbranqueada …

  9. Júnior

    Dr Gustavo estou apavorado,estou com HPV Condiloma Acuminado . Não sei o que faço pois em minha cidade não tem Profissional Proctologista.

  10. Dr. Gustavo Melo

    Meu amigo, vc tem que ser examinado pra saber que tipo de verrugas são essas. Daí pode se dizer qual é o melhor tratamento pro seu caso.

  11. Daniel

    Olá, doutor.

    Fui na Proctologista, ela apenas olhou externamente e internamente e viu que há várias verrugas. Ela mandou alguns exames como Anti Hiv, Hcv, e outros. Vou fazer no sábado. Vou ter que fazer cirurgia para remove-las o senhor realizada a Cirurgia para remoção? Quanto o senhor cobrar?

  12. Enri

    Dr. Minha esposa está com HPV está fazendo alguns exames para identificar que tipo é. O Ginecologista a princípio passou Ixium 50 mg/g. Eu que estou passando com a ajuda de um cotonete. Só que olhando bem na entrada do órgão genital vi que tem umas verrugas também dentro. Minha pergunta qual seria a melhor medicação para uso interno? Este tratamento com Pedofilina é caro? Quanto custa a consulta contigo? Também notei que minha esposa está com umas pequeninas verrugas no ânus. Tô passando o medicamento que o médico passou nesta área também. Uma outra dúvida relação sexual com camisinha 3 possível, pois nem estamos tendo relação.

  13. Karlos

    Olá Dr. Gustavo.
    Apareceu em mim as verrugas várias, no meu ânus, sendo internas, mas depois elas sumiram aperentemente não as sinto mais, só que agora eu estou com um pouco de cosseira qual creme o senhor me indicaria? Pode responder no meu e-mail se possível. Meu muito obrigado por todas informações.

  14. Felipe

    Dr Gustavo, agradeço pelas informações! Eu não tenho pratica de fazer sexo anal, mas recentemente tive os condilomoas na região do anus. Eu tive uma verruga na perna, e ficava mexendo muito nela , é possível haver uma autocontaminacao ? Obg

  15. Anónimo D

    Oi Dr. Gostaria de saber quais a probabilidades do HPV retornar? Esse vírus tem graus de intensidade? Depois da retirada da verruga q foi uma só e no meu caso foi através de cauterização pode voltar na mesma região?

    Agradeço desde já pela atenção. E adorei o conteúdo do site.

  16. Nossa adorei o seu artigo, estou sofrenco com problemas de verrugas e está procurando exatamente o que acabeid e ler. Tenho algumas amigas que estão com o mesmo problema e já vou compartilhar seu artigo com elas. Obrigada.

  17. Diego Nunes

    Boa noite Dr

    Faz 2 semana que presenciei esse sintomas de verrugas na região do ânus, incomida muito, bou passar no médico, mas antes vc tem alguma dica pomadas ou algo para diminuir ou extinguir a coceira, ardência e a verrugas

  18. Simone Isabel

    Bom dia Dr. Apareceu em mim codilomas daí o médico queimou com ácido e eu tomei a gardasil já fiz a primeira dose mais voltaram tipo umas 5 pequeninas mais como isso me incomoda o que eu faço ???

  19. Neca

    infelizmente lendo o artigo acho que tenho HPV. Na vulva próximo do canal vaginal apareceu uma bolinha, mas os sintomas de corrimento, sangramento não tenho….apenas ardência diária e na relação sexual….será que é HPV ou outra doença doutor??

  20. Heloísa

    Olá doutor, tem uns 3 meses que apareceu uma verruga perto do meu ânus, após esse tempo eu comecei a me preocupar, tanto que acabei indo a um posto de saúde e o proctologista disse que a verruga não se trata de HPV, ele passou uma pomada, mas a situação agora só agrava, pois percebo que surgiram outras, estou preocupada e acho que tenho HPV, o que posso está fazendo?

  21. André

    Parabéns Dr. bem explicativo esse artigo, eu posso usa lo para acrescentar algumas informações importantes o meu TCC?? Meu tema é HPV em homens, e logico que colocarei a referência. Vlw.

  22. Henrique

    Dr. me ajude, por favor!
    Acho que estou com essas verrugas, pois olhei umas imagens aqui e comparei com a que tirei minha, achei muito parecido e fiquei preocupado. Apareceu também uns vermelhos no meu pênis, e depois umas bolhinhas. Procurei uma médica e ela falou que isso pode ser normal no pênis, mas não falei dessas possíveis verrugas no ânus. Vou procurá-la novamente, porém, tenho medo do diagnóstico. Tem alguma possibilidade dessas possíveis verrugas não ser causada pela DST?

  23. Roberta

    Olá Doutor. Em um exame de Papanicolau que fiz há sete anos (quando ainda era virgem) foi constatado que eu tinha HPV do tipo menos agressivo. No Papanicolau dos últimos dois anos nada apareceu nos meus exames em relação a isso. Meu marido atualmente sofre com ardência na região anal e tem poucas e pequenas verrugas. Em consulta com o proctologista ele suspeitou de hpv e pediu exames para confirmar o diagnóstico. Mesmo não tendo aparecido nada nos meus exames, posso eu ter passado hpv para meu marido? É comum tbm o hpv causar grande irritação na pele da região do ânus? Meu marido está extremamente incomodado com isso. Grata

    • Dr. Gustavo Melo

      A possibilidade do contágio existe sim Roberta. E as lesões decorrentes do HPV podem sim causar bastante desconforto embora não seja o quadro clínico mais comum. Um abraço.

  24. Camila

    Olá Dr estou grávida e na minha gestacao apareceu verruga genital e agora elas estão na região anal também.estou com medo pois não posso fazer nenhum tipo de tratamento agora estou com 31 semanas.

  25. sandriza

    Agradecer quão esclarecedor foi o artigo, meu filho está a 05meses aguardando protologista e ao se dirigir ao particular o mesmo encaminhou para cirurgião.

  26. Carlos

    Prezado Dr. Gustavo, gostaria de saber se possui, caso necessário, o tratamento por eletrocauterização, seja para verrugas ou outra necessidade dentro de sua especialidade, no seu consultório particular e/ou no Hospital onde dá consultas. Grato.

    • Dr. Gustavo Melo

      Olá Carlos,

      Faço o tratamento com eletrocauterização sim. Gostaria de examinar pessoalmente o caso pra ver se esta seria a melhor terapêutica para o caso. Um abraço.

  27. Ammes

    Muito esclarecedor; uma doença que na prática se tornou comum, muitos deixam de tratar por medo de preconceitos; depois de ler esse artigo, percebesse o quão simples é o tratamento.
    Parabéns

      • Kaio Magalhães

        Parabéns doutor suas palavras me troxeram esperança.vou fazer uma cirurgia de eletrocauterizacao dia 07/12.Estou muito ansioso e ao mesmo tempo feliz .mas a minha dúvida e:depois do tratamento voltarei a ter uma relação anal normal,ou seja,meu anus voltará a ficar um anus normal rsrs

      • John

        Preciso de ajuda. Tenho uma esfolacao dentro do anus que nao sara. Ja faz 4 meses e quando vou a casa de banho o papel fica um pouco manchado a sangue. Ja usei pomadas mas nao resolve

    • maria

      muitos deixam e tratar devido a preconceitos… mas mts vezes os medicos nao facilitam o paciente.. e dai ele ter que recurrer a outros meios para tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *