O que significa?

Ao pé da letra é a INFLAMAÇÃO seguida da perfuração de um DIVERTÍCULO. Mas o que vem a ser um DIVERTÍCULO? É um pequeno saco que se forma na parede do intestino através dos pontos mais fracos da mesma. Podem estar em qualquer parte do intestino grosso porém são mais frequentes no cólon sigmóide (à esquerda) e, por isso, a DIVERTICULITE também é mais comum neste segmento.

DIVERTÍCULOS

É uma doença muito comum e tende a ter uma incidência maior na terceira idade sendo que de 10 a 20% dos pacientes com DIVERTÍCULOS desenvolverão DIVERTICULITE. Além da idade, fatores que contribuem para o surgimento dos divertículos são a PRISÃO DE VENTRE ou CONSTIPAÇÃO INTESTINAL e uma DIETA POBRE EM FIBRAS.

Sintomas da doença diverticular e da diverticulite aguda

A DOENÇA DIVERTICULAR ou DIVERTICULOSE na grande maioria das vezes não gera qualquer sintoma sendo inclusive achado incidental em pacientes submetidos a COLONOSCOPIA por simples rastreamento ou check-up. Entretanto, pode dar sintomas como dor abdominal leve em cólica e diarréia ou alteração do hábito intestinal.

Um sintoma potencialmente grave da doença diverticular é a ENTERORRAGIA (sangramento intenso pelo ânus) que pode exigir internação hospitalar com transfusão de sangue

A DIVERTICULITE AGUDA normalmente causa dor intensa no lado esquerdo do abdômen  podendo estar associada a FEBRE, DIARRÉIA e ALTERAÇÃO DO HÁBITO INTESTINAL

Diagnóstico

A DOENÇA DIVERTICULAR já pode ser suspeitada através de uma história clínica bem feita e a confirmação se faz através da COLONOSCOPIA e, em alguns casos, do CLISTER OPACO.

colonoscopia com divertículos
CLISTER OPACO
Clister opaco

Já na DIVERTICULITE estes exames devem ser evitados para não piorar a perfuração e, consequentemente, agravar o quadro clínico do paciente. Logo, os exames de escolha são os LABORATORIAIS e a TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE ABDÔMEN E PELVE que pode mostrar a extensão da inflamação bem como a presença de ABSCESSOS que são coleções de pus dentro do abdômen.

tc diverticulite

Tratamento

Felizmente, a maioria dos casos de DOENÇA DIVERTICULAR são manejados através do tratamento da prisão de ventre que envolve  dieta balanceada (com ingestão aumentada de líquidos e alimentos com fibras), controle da obesidade e prática de exercícios físicos.

A DIVERTICULITE em grande parte das vezes é tratada no próprio domicílio com dieta e ANTIBIÓTICOS ORAIS. Entretanto, não infrequente também pode ser necessária internação hospitalar e administração de ANTIBIÓTICOS VENOSOS.

Conduta nas complicações da diverticulite

– DIVERTICULITE RECORRENTE: Se o paciente apresenta vários episódios de diverticulite deve-se avaliar a realização da RESSECÇÃO eletiva do segmento afetado.

-ABSCESSOS: São na maior parte das vezes pequenos e tratados com ANTIBIÓTICOS VENOSOS. Porém algumas vezes necessitam de DRENAGEM que pode ser feita por PUNÇÃO guiada por EXAME DE IMAGEM (TOMOGRAFIA OU ULTRASSOM) ou mesmo através de CIRURGIA.

abscesso diverticulite
abscesso na diverticulite

– PERITONITE: A inflamação e perfuração não contidas levam a contaminação da cavidade abdominal por líquido fecal promovendo INFECÇÃO GENERALIZADA e grande possibilidade de ÓBITO. Nestes casos está indicada a CIRURGIA imediatamente.

– FÍSTULA COLO-VESICAL: devido a proximidade do CÓLON SIGMÓIDE com a BEXIGA há maior probabilidade do contato entre estes dois órgãos durante a diverticulite sendo que este contato pode produzir uma comunicação entre os dois e isto é denominado fístula colo-vesical. Trata-se esta situação através de CIRURGIA na qual se retira o cólon afetado e fecha-se o orifício da bexiga.

fístula colovesical

OBS: Nas situações em que a cirurgia eletiva está indicada a via preferencial é a VIDEOLAPAROSCÓPICA.

MUITO OBRIGADO!

TEM DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO. GRANDE ABRAÇO!

Vários pacientes sabem que têm problemas no ânus mas deixam de procurar o proctologista simplesmente por medo de serem examinadas ou por total desconhecimento do

O que é? É o tumor de células malignas que acomete a porção final (últimos 15 cm) do tubo digestivo podendo invadir o ânus.