Vários pacientes sabem que têm problemas no ânus mas deixam de procurar o proctologista simplesmente por medo de serem examinadas ou por total desconhecimento do tipo de exame que ocorre em um consultório de Proctologia.

Abaixo segue de forma clara e objetiva os passos de um exame proctológico completo:

1º) O exame abdominal:

Em pacientes que referem queixas de dor ou desconforto abdominais deve-se fazer a inspeção e palpação do abdômen a fim de detectar a localização da dor bem como de massas dentro da cavidade abdominal que podem representar a presença de tumores.

Exame abdominal

2º) Inspeção anal:

Realizada em TODOS os pacientes com queixas anais. Serve para visualizar quaisquer alterações da região anal incluindo hemorróidas, fissuras (ferimentos na borda do ânus), fístulas (orifícios com saída de pus), condilomas (verrugas), alterações dermatológicas e até tumores.

Inspeção anal

É feita em 2 etapas:

A)Estática: Ânus em repouso.

B)Dinâmica: Com o paciente fazendo esforço pra evacuar. Serve pra verificar se há saída de hemorroidas ou pra evidenciar pequenas fissuras que não foram vistas na primeira etapa.

Posições para realização do exame:

A)Deitado para o lado esquerdo (Posição de Sims)

B)Genupeitural

Posições de exame

OBS: Caso o paciente esteja relatando muita dor anal o exame é interrompido aqui. Caso não tenha dor ou a mesma seja suportável prossegue-se adiante.

3º) Toque retal:

É feita a introdução do dedo indicador pelo ânus e tem a intenção de verificar a força da musculatura anal, flagrar a presença de tumores do reto inferior e, no caso dos homens, também checar se há alguma alteração na próstata (Lembrando que o profissional mais habilitado para fazer o exame de próstata é o Urologista).

Toque retal 14º) Anuscopia:

Utiliza-se pra este exame o anuscópio o qual é introduzido no ânus e permite a visualização de doenças do canal anal como as hemorroidas internas.

Anuscópio

5º) Retossigmoidoscopia:

Realizado comumente em consultório principalmente quando a causa da queixa do paciente não foi revelada com os exames anteriores. Normalmente não é realizado na primeira consulta pois depende de preparo com lavagem retal prévia. É um exame que é mais profundo que a anuscopia e pode constatar a presença de tumores de reto e doenças inflamatórias.

Retossigmoidoscópio

OBRIGADO!

Gostou do artigo? Tem dúvidas? Não deixe de entrar em contato conosco.

O que significa? Ao pé da letra é a INFLAMAÇÃO seguida da perfuração de um DIVERTÍCULO. Mas o que vem a ser um DIVERTÍCULO? É

O que é? É o tumor de células malignas que acomete a porção final (últimos 15 cm) do tubo digestivo podendo invadir o ânus.