Tratando as hemorróidas no consultório

O objetivo deste texto é informar sobre as possibilidades de tratamento das hemorróidas que é realizado no consultório de Proctologia. Várias pessoas chegam em uma consulta com a idéia que elas têm “hemorróidas” e “vieram operar”. A experiência mostra que a imensa maioria destes casos podem ser tratados com orientações simples e procedimentos de baixíssimo índice de complicações dentro do consultório. Acredito que as informações a seguir são de grande valia para todos aqueles que têm (ou imaginam ter) hemorróidas. Boa leitura!

Definição e classificação:

As hemorróidas correspondem aos vasos sanguíneos localizados na parte final do reto e do ânus que aumentaram de calibre. Classificam-se em:

– Internas: Na parte final do reto. Acima da linha pectínea do ânus.

– Externas: Abaixo da linha pectínea do ânus.

linha-pectinea

tratamento hemorroidas

Ainda dentro da classificação das hemorróidas internas podemos dividí-las em 4 graus de acordo com o prolapso que ocorre. Em outras palavras, pelo grau de saída das hemorróidas através do ânus:

– Grau I: Não há prolapso. Elas não saem pelo ânus.

– Grau II: Ocorre o prolapso mas a hemorróida volta espontaneamente.

– Grau III: O prolapso só é redutível com o auxílio dos dedos.

– Grau IV: Não há como reduzir o prolapso.

tratamento hemorróidas

O que causa hemorróidas?

Essa é uma pergunta muito frequente em consultas de Proctologia. Existem fatores que aumentam o risco de uma pessoa vir a ter hemorróidas. São eles:

– Prisão de ventre

– Diarréia (principalmente a crônica)

– Esforço para evacuar

– Dieta pobre em fibras

– Obesidade

– Gravidez. Gravei um vídeo especialmente sobre HEMORRÓIDAS NA GRAVIDEZ. Para acessar o vídeo clique aqui

– História familiar

– Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário

– Fumo

Estes fatores acabam por provocar o enfraquecimento dos tecidos que envolvem os vasos sanguíneos acarretando a dilatação com afinamento da parede levando aos sintomas característicos das hemorróidas.

Quais os sintomas das hemorróidas?

– Sangramento anal. Que pode estar envolvendo as fezes ou mesmo pingar no vaso.

– Dor anal. Este sintoma é mais comum nas hemorróidas externas principalmente quando ocorre a trombose hemorroidária.

trombose-externa

– Saída de secreção. Pode ser causa de irritação e desconforto anal.

– Prurido (coceira). Comumente associado às hemorróidas o prurido na verdade é um sintoma pouco característico das hemorróidas. Para mais informações sobre este incômodo sintoma recomendo um vídeo que gravei e está em minha fanpage no Facebook. Para acessá-lo clique aqui.

O mais importante é que se entenda que estes sintomas não são exclusivos das hemorróidas. Podem estar presentes em casos de fissura anal e condilomas. O sangramento pode ser ocasionado por TUMORES MALIGNOS do reto e intestino grosso. Em vista disso, torna-se indispensável a avaliação de pacientes com estes sintomas por um PROCTOLOGISTA.

Doutor, hemorróida pode virar câncer?

Esta é uma das perguntas mais comuns quando o paciente é informado que tem hemorróidas. A resposta felizmente é NÃO. Até o momento não existe qualquer evidência que as hemorróidas possam evoluir para câncer. Entretanto, é importante que se tenha em mente, principalmente os pacientes com mais de 50 anos, da necessidade de fazer a prevenção do câncer colorretal.

Diagnóstico e tratamento das hemorróidas

O diagnóstico das hemorróidas é feito de forma simples em um consultório de PROCTOLOGIA. Através do exame proctológico, principalmente inspeção e anuscopia, pode-se avaliar se há hemorróidas bem como definir se são internas ou externas. Escrevi um texto informativo sobre o exame proctológico que está disponível neste site. Para acessá-lo clique aqui.

O tratamento ambulatorial envolve desde medidas higiênico-dietéticas até procedimentos minimamente invasivos.

– Medidas clínicas:

Muitos pacientes tem os sintomas das hemorróidas devido a uma higiene inadequada bem como hábitos dietéticos também impróprios. O uso do papel higiênico favorece muito a piora do desconforto anal que os pacientes referem. LAVAR O ÂNUS em vez de limpar com papel higiênico já é uma medida que pode atenuar bastante os sintomas.

A ingestão de alimentos com CONDIMENTOS FORTES, principalmente a PIMENTA, pode provocar sintomas como comichão e irritação no ânus. Por isso DEVEM SER EVITADOS.

Considero de grande eficácia a realização dos BANHOS DE ASSENTO com água morna. O calor local promove relaxamento muscular e tem efeito analgésico promovendo considerável alívio dos sintomas. Embora não seja minha preferência tem pessoas que se dão bem com o uso do gelo local.

Existe uma imensa variedade de POMADAS para doenças proctológicas. Algumas contém corticóides que atuam como antiinflamatórios. Muitas também trazem em sua composição substâncias anestésicas como a cinchocaína e a lidocaína. Não é recomendável a auto-medicação. A visita ao PROCTOLOGISTA vai indicar o melhor remédio para o paciente.

É comum a administração dos medicamentos orais a base de flavonóides como a associação da diosmina com hesperidina. Também deve ser avaliada sua prescrição de forma indidualizada pelo PROCTOLOGISTA.

– Procedimentos ambulatoriais:

A LIGADURA ELÁSTICA DAS HEMORRÓIDAS é um método pouco invasivo e excelente para o tratamento das hemorróidas internas de graus I e II e em casos selecionados de grau III. Com o anuscópio introduzido no ânus aplica-se um anel de borracha na base da hemorróida para que ela murcha e caia junto com o anel. Normalmente feito sem anestesia e tem baixíssimo índice de complicações.

tratamento das hemorróidas

A ESCLEROTERAPIA baseia-se na injeção de uma solução química que promove intensa inflamação e também faz com que a hemorróida murche.

escleroterapia

Também há a opção da COAGULAÇÃO POR INFRAVERMELHO que é o efeito de ondas de infravermelho sobre as hemorróidas gerando calor e retração.

infravermelho

Dos métodos acima expostos a LIGADURA ELÁSTICA é o que tem maior índice de sucesso (em torno de 80% dos casos melhoram totalmente com uma ou mais sessões).

Em casos de pouca resposta às medidas acima avalia-se a indicação do tratamento cirúrgico que pretendo expor em outro artigo.

A mensagem que quero deixar aqui é que a doença hemorroidária já pode ser tratada com muita eficácia sem a necessidade de cirurgia na maior parte dos casos. O medo que muitas pessoas tem de serem operadas faz com que elas não busquem qualquer tipo de orientação especializada e percam a chance de obter um tratamento eficiente e, na maioria das vezes, indolor. E nos pacientes acima de 50 anos ou com antecedentes familiares também perde-se a oportunidade da realização da prevenção do câncer colorretal.

Espero que tenha gostado do texto. Agradeço você ter investido uma parte do seu tempo na leitura dele e torço para que as informações aqui prestadas sejam de utilidade pra você ou para seus amigos e familiares. Tenho um vídeo no Facebook que também aborda o tema. Clique aqui e tenha acesso a ele.

Dr. Gustavo Melo

UM GRANDE ABRAÇO E MUITO OBRIGADO!

119 Comments

  1. Marilda Tostes

    Hemorróidas motivadas por stress emocional….é possivel? Minha filha fica numa situação horrivel…e pra piorar vem a diarreia tbm……o emocional faz isso mesmo? Obrigada.

    • Dr. Gustavo Melo

      O fator emocional pode influenciar praticamente qualquer coisa. Uma situação de stress pode levar a uma desregulação de todo o corpo e gerar diversos problemas como a constipação e a diarréia. E indiretamente as hemorróidas.

  2. João

    Prezado Dr. Gustavo,
    Em primeiro lugar, meus parabéns pelo texto. Muito esclarecedor.
    Em segundo lugar, surge uma dúvida importante: é possível realizar o procedimento de ligadura elástica em uma pessoa que possui alergia comprovada e grave ao látex (anafilaxia)? Existem ligaduras elásticas látex free?
    Agradeço, de antemão, por sua atenção.

  3. rodrigo

    Dr. Gustavo, o texto e as técnicas se remetem apenas às hemorróidas internas ou também são aplicáveis no caso de hemorróidas externas?

    • Dr. Gustavo Melo

      Boa pergunta. O tratamento clínico (com medicamentos) se refere aos dois tipos. Já os procedimentos se referrem às hemorróidas internas.

  4. Alessandra

    Bom dia doutor.
    gostaria muito de me tratar com o senhor.
    por td que eu li neste texto.
    o senhor parece gostar da sua profissão.
    nós ja sofremos com o constrangimento e com a dor,encontra um profissional que seja rudi,fica mais difícil procurar um medico para se trartar.
    Eu preciso de um médico como senhor.
    ja tentei pelo público,mais até hj não conseguir nada.
    o pior disso td é a dor insurportavel devido as fissura anal.
    Se o senhor for do Rio de Janeiro.
    por favor entre em contato comigo.

    • Dr. Gustavo Melo

      Cara Alessandra, fico lisonjeado pelas suas palavras. Posso atendê-la nos endereços constantes no site na aba LOCALIZAÇÃO e tb no rodapé do site

  5. Celia

    Operei um cisto pilonidal em outubro pelo método epsit e continuou a sair secreção. Fiz ressonância em fevereiro e o resultado:
    sugestivo de cisto pilonidal no tecido subcutaneo região sacral medindo 2cm c sinais inflamatórios.

    No ultrassom deste mês deu: pele e camada subcutânea c alterações cicatriciais pós-cirurgia na fissura interglútea c trajeto fistuloso contendo discreto líquido hipoecoico. não identificado nódulos.

    É necessário fazer outra operação? E se for, qual seria o método ideal ?

    Obrigado

  6. Gilda Maria PESSANHA Gobcalves

    Oi boa tarde gostei muito do texto , principalmente porque eu ha 15 anos atras eu passei por cirurgia e senti muitas dores e tive que para no hospital diversas vezes fiu internada porque tinha medo de comer e depois ir ao banheiro e hoje estou com hemorroidas de novo e acho que ficou pior eu tenho.ela dentro e fora procuro uma cura sem cirurgia vou tentar procura medico onde eu moro pra ver se eu nao preciso passar por esse processo doloroso pra mim obrigado

  7. Rose Mawtachy

    Olá dr.
    Estou gestante e adquiri hemorróidas na minha última gestação,e gostaria de saber se vc poderia me informar se existem potenciais riscos em relação ao parto normal, pois o meu caso é de hemorróidas internas de grau 2.
    Eu posso fazer o tratamento com ligadura elástica durante a gestação, ou somente após o parto?

    • Dr. Gustavo Melo

      Eu não gosto muito do parto normal por alguns motivos, dentre eles o agravamento de hemorróidas. A ligadura elática pode ser feita durante a gravidez sim.

  8. Leticia

    Oi doutor, estava procurando artigos para me informar sobre hemorroidas.

    Pois bem, surgiu em mim, após ficar alguns dias sem evacuar e dei uma forçada, acabou surgindo grau 2, sinto apenas dor pra sentar. Você poderia me indicar algum tratamento como pomadas para aliviar a dor?? E não sei se o senhor conhece alguém para me indicar em volta redonda

  9. Fatima

    Dr. Gustavo gostei muito do seu texto e tenho um filho que sofre de hemorróidas ele usa a pomada proctyl e coitado ta sofrendo muito de dor ele só come legumes frango na chapa. Há sei nas o que fazer para ajuda-lo.. Por favor tem como me ajudar. Ele já foi a um proctologista e receitou essa pomada.

  10. Dr. Gustavo Melo

    Cara Simone, fico feliz que vc tenha gostado do artigo. Infelizmente não tenho referências de colegas proctologistas em Goiânia.

    • Dr. Gustavo Melo

      No momento não meu amigo mas gostaria de ajudá-lo. A Consulta está a um preço bem acessível e posso emitir recibo se quiser. Um abraço.

  11. Sandra

    Doutor eu tenho um problema do ânus que parece ser hemorroidas, Meu pai tem tb , quando vou evecua tenho muitas dores e muitas das vezes sangra , tenho o intestino preso , será que pode ser hemoroida ou outra coisa

  12. Vivy

    Olá, doutor.
    Estou com uma bemorroida externa (com a aparencia de um clitoris, inclusive). Estou tomando o Flavonid e passando a pomada Proctyl. E como alternativa, tbm estou fazendo uso de aloe vera.
    Porem ate agora nao vi nenhuma melhora.
    O que mais posso fazer?
    Meu aniversario está vindo aí e eu nao gostaria de passar ele com este probleminha.

    • Dr. Gustavo Melo

      Tem que ver se se trata realmente de uma hemorróida. Vc deve ser examinada por um proctologista para um diagnóstico e tratamento corretos.

  13. Regina Celia

    Oi Dr. Gustavo. Boa noite!
    Aqui estou eu procurando textos sobre hemorroidas e encontro os seus para acalmaram meu coração. Tenho 58 anos e uma consulta marcada no proctologista pois na hora de evacuar a dificuldade é grande. Sinto muitas dores e fica tudo inchado. Obrigada pelos textos irei mais confiante. Abraço!

  14. Edilene de Oliveira

    Estou cuidando de uma idosa de 98 anos e percebi algo anormal no ânus e pré suponho que seja hemorroida, está bem visível e exposto. Não sei como ajudar pois a idosa é muito tímida e não quer ser examinada por que tem vergonha.
    Pode me ajudar?

  15. João Elton da Silva Júnior

    Dr Gustavo percebi um incômodo a uns três dias no meu ânus,na hora do banho e palpei e percebi que na parte externa tem uma bolinha,pode ser hemorróida? Às vezes tenho dificuldade para evacuar pois vejo pouca água e dieta pobre em fibras.

  16. Rosalva

    A proct. Deu um corte pra retirar um coágulo.proced. feito no consultório.Prece q foi um corte no vaso.Nao entendi direito
    Isso e comum?

  17. Luiz Emílio Ferreira

    Bom dia, Gustavo?
    Como está?

    Preciso de um intervenção cirúrgica para tratar um hemorroida nível 2 já tendendo pra 3. Método TED, laser ou outro avançado de menor tempo de recuperação pós cirúrgico possível.
    Gostaria dos seus comentários incluindo valores, se possível.
    Grato.
    EMÍLIO.

  18. Elvis Oliveira Silva

    Bom dia Dr: apareceu um nódulo na borda do Ânus! Tenho um certo desconforto ardor um pouco e coceira um pouco também..passei no cirurgião geral. Segundo ela é hemorróidas mas não é grave..ela me passou um remédio manipulado uso oral continuo 1 psyllium 3,5 g tomar 01 Sacher 1x/dia ..mas volta ao normal o nódulo some? (Observação sou bastante ressecado..)

  19. Paulo B.

    Dr. Gustavo,
    tenho 20 anos e fiz uso durante um ano de um medicamento há uns anos atrás que deixou meu intestino muito preso,parei o medicamento,meu intestino voltou a ser regular,porém,sempre que evacuo demoro poucos minutos para terminar,no entanto,sinto um desconforto e sou “obrigado” a fica sentado por mais tempo até me sentir a vontade para levantar,SEMPRE que levanto ainda sou OBRIGADO a tomar uma ducha e percebo alguns resquícios de fezes ( caso não tome a ducha e tente só usar o papel,mal consigo andar direito sem incômodo ) . Após a ducha sinto como se nem tivesse hemorróidas.Se eu realizar os procedimentos para acabar com as hemorróidas,eu conseguirei abandonar a obrigatoriedade da ducha e usar pelo menos em situações de pressa o papel?Me atrapalha muito às vezes.

    • Dr. Gustavo Melo

      Meu amigo, o certo da higiene anal é usar água e sabão. Em situações de pressa costumo recomendar lenço umedecido sem álcool.

  20. Suzana

    Dr. Gustavo, tive bebê a 3 meses e de ums dias atrás pra cá estou com um desconforto enorme ao ir no banheiro! Sinto muita dor na hr do cocô, qando as fezes estão pra sair pelo ânus sinto qe parece estar rasgando e ao depois olho e vejo qe bingou um pouquinhode sangue mas bem pouco mesmo, não sei se é fisaura anul ou hemorroidas 😕 me ajuda por favor ! Obg e amei o texto!

  21. Fabiana

    Gostaria de saber si a escleroterapia pode ser aplicada em qualquer grau de hemorróidas? Não tenho interesse em cirurgia e me interessei muito em fazer esse tratamento.

  22. R.

    Olá, tenho 26 anos e estou triste por passar por isso nessa fase de fato muito me desaponta esta condição. Meu estágio é aquele que sai pra fora quando evacuo e depois volta… já passei da fase da dor e da coceira.. Estou desapontado com isso e de fato n sei o que fazer.. tenho uma forte limitação em procurar médico.. Dr. me ajudas?

  23. Paulo Barros

    Olá Dr. Gustavo! Tenho hemorroidas internas e nada significante para fora que permitiu fazer um tratamento a base de pomadas, apenas limpar o local com agua apos a defecação e mudança na dieta.
    A alguns dias, tive uma crise de nervo ciático e com o uso de alguns medicamento, acabei ficando ressecado e com uma hemorroida enorme externa que está me assustando, pois está saindo um pouco de sangue e já estou começando a imaginar algum tipo de cirurgia para corrigir.
    O que posso fazer para melhorar os sintomas e é claro já marquei uma consulta urgente com meu proctologista.
    Obrigado!

    • Dr. Gustavo Melo

      Olá Paulo. Uma medida não medicamentosa muito eficaz para casos como o seu é o banho de assento com água morna. Evitar fazer grandes esforços também ajuda.

  24. Márcio

    Já me consultei com um proctologista e ele me indicou a cirurgia,mas achei muito alto o valor,estou desempregado no momento e fica difícil,mas estou realmente precisando operar,o incômodo está muito .

  25. Doutor esqueci d dizer q meu estágio está em grau IV como mostra a ft no seu texto. Por favor me ajude não aguento mais isso, Td vez q vou evacuar e um tormento uma dor sobrenatural. Não tenho condições financeiras para pagar um Procto particular e pelo sus ta complicado. Me diz algum Remedio q eu possa tomar para aliviar essas dores para q eu consiga aguardar a consulta do sus. Por favor e obg .

    • Dr. Gustavo Melo

      Olá Fabiana. Nós médicos somos impedidos (e com muita razão) de fazer prescrição medicamentosa dessa forma. Ainda mais que eu não tive nem numa oportunidade de lhe examinar. A consulta particular nos meus dois endereços estão a preços acessíveis. Se quiser dê uma ligada pra um dos endereços e verifique. Grande abraço.

  26. Bom dia, gostaria mto da sua ajuda, estou há 15 dias sofrendo de hemorroidas ,já usei Proctyl pomada e supositório mas não adiantou. Agora seu pra sangrar na hora em vou evacuar, e tbm vossa, não estou conseguindo tratamento pelo sus, tem algum Remedio q eu possa tomar para aliviar os sintomas até eu conseguir um Procto?

  27. Antenor nunes da cunha

    Bom dia ! Dr Gustavo eu tenho emorrodias iterna e extrna a minha e grau 3. Esse tratamento pode ser feito em mim?

  28. Eliete Maria Santana

    Excelente texto, Dr. Já realizei a cirurgia, há uns três anos. O meu intestino é considerado preguiçoso; fui advertidos pelo meu médico de que , se não melhorasse o funcionamento do intestino, poderia reaparecer o problema. Reapareceu! E creio, pelas orientações contidas no seu texto, está em grau III; quanto desconforto, Dr.! Não gostaria de ser submetida novamente à cirurgia convencional ; mas não sei se no meu caso tenho outra alternativa. Moro no sul da Bahia; estou um pouco distante di seu consultório. O que o senhor me orienta? OBRIGADA!

    • Dr. Gustavo Melo

      Bom dia Eliete,

      A conduta para hemorróidas grau III quase sempre é cirúrgica porém existem técnicas mais modernas com uso de grampeadores que tendem a oferecer um pós-operatório mais confortável.

      Um abraço.

  29. Fatima Cavalieri

    Boa noite De.
    Fiz minha cirurgia há 40 dias.Ainda sinto um pouco de desconforto onde foi dado os pontos.Isso é normal?E tambem ficou uma peauena prega ,ou seja,uma sobra de pele bem pequena.Estou me sentido otima.Tenho mefo de voltar.

    • Dr. Gustavo Melo

      Boa noite Fátima,

      Um certo desconforto é comum em cirurgias de hemorróidas. Essa pequena prega também é comum e pode ser que ela não regrida totalmente. Se vc está se sentindo bem não vejo motivos para preocupação. Agradeço o contato e um abraço.

  30. karine

    Boa noite Dr. Muito esclarecedor. Mais tenho uma dúvida, esporadicamente tenho problema com hemorroida, a veia fica inchada como o desenho em anexo, mais não sinto dor e nem tenho sangramento. Somente um pouco de coceira. Não tenho constipação, e meu intestino é muito regular. Faço exatamente o passo -a-passo para não piorar o problema. Minha ginecologista indicou o uso de venalot por 05,dias. Mais na penúltima vez tive que usar a caixa inteira até melhorar. Passados uns dois anos estou novamente com o problema , e estou fazendo uso de daflon 1000 1 vez ao dia. Já fiz uso de algumas pomadas indicadas pelo procto mais não resolveram, somente via oral. Estou fazendo o uso correto do medicamento Ou existe algum outro que posso usar?

    • Dr. Gustavo Melo

      Boa noite karine,

      Considero o Daflon um excelente remédio para o seu caso. Eu prescreveria o Daflon 1g pelo menos 2x/dia em quadros agudos. Talvez seja bom conversar com o seu proctologista para ele avaliar até a possibilidade de cirurgia se o problema ficar mais frequente. Espero ter ajudado.

      Grande abraço.

  31. Marcelo Rufino

    Olá bom dia ! Sou de SP capital e estou de férias no interior e eu tive um perído que eu estava muito ressecado e faz 3 dias que apareceu um nódulo parecendo um trombo na borda do anus ! Tenho um serto descorforto, ardor e coceira se que é difícil avaliar mas pode ser hemorróidas ? Devo retornar a SP daqui um semana devo ir ao médico dire que chegar ! Mas tem alguma pomada que posso usar até lá ?

    • Dr. Gustavo Melo

      Boa tarde Marcelo,

      Seus sintomas são bem compatíveis com hemorróidas. É difícil pra mim receitar sem te examinar mas em casos semelhantes ao seu costumo recomendar o uso de pomadas com policresuleno ou hidrocortisona. De qualquer maneira é essencial que vc se consulte com um proctologista para ele confirmar ou não o diagnóstico e prescrever o tratamento mais adequado ao seu caso. Um abraço.

    • Dr. Gustavo Melo

      Fico feliz de ter ajudado Eleonan. Os contatos para uma consulta estão no rodapé do site e no menu LOCALIZAÇÃO.

      Grande abraço!

  32. FRANCISO RICARDO JUNIO

    OBRIGADO DR. GUSTAVO. O SENHOR ME AJUDOU E MUITO. FICO MAIS ALIVIADO PELAS INFORMAÇÕES.POIS EU PENSAVA QUE EU ESTAVA COM CANCER E MALIGNUN.POIS A MINHA HEMORROIDAS ESTAR SANGANDO MUITO.
    GOSTARIA MUITO QUE A REDE PUBLICA FOSSE MAIS RAPIDA POIS É MUITO DOLOROZO CONVIVER COM ESTE ENCOMODO TODS OS DIA.

  33. Paulo

    olá ..obrigado pelo esclarecimento….e gostaria de saber se tem algum consultório aqui em SP…..com os mesmos procedimentos…e com a sua eficiencia….preciso urgente de um tratamento…..

    • Dr. Gustavo Melo

      Olá William. Fico feliz que tenha gostado. Obrigado pelo apoio. Aproveito a oportunidade para convidá-lo a conhecer minha fanpage no Facebook. Grande abraço.

    • Dr. Gustavo Melo

      É muito importante fazer a prevenção do câncer colorretal, Isac. Tudo começa por uma consulta no Proctologista. Grande abraço!

  34. Priscila Nascimento

    Parabéns pela iniciativa em esclarecer e informar tão bem esse assunto.
    Que suas qualidades profissionais continuem a beneficiar todos os que lhe procuram ..
    Um abraço !!

      • Dr. estou adiando há anos a cirurgia de hemorróidas. Fiz consulta com 2 proctologista no final de 2016, são totalmente desencorajada. Sou muito sensível a dor. Não suportaria sem um desgaste físico e emocional muito grande. Sei que tem tecnicas pouco doloridas , mas não encontrei ainda o médico certo.
        O seu artigo me deu Novo ânimo.
        Talvez o Senhor conheça médicos aqui em Curitiba que tratam o fazem procedimentos sem dor no pós operatório. Tenho plano da Unimed , preciso de médico que atenda pelo plano. Obrigada pelo esclarecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *